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Friday, June 09, 2006




















O IMPACTO DAS PERTURBAÇÕES DE COMPORTAMENTO NA FAMÍLIA E NA ESCOLA

Na nossa prática de acompanhamento de crianças com Perturbações do Comportamento, depararmos com situações de famílias profundamente abaladas, sem que haja, por parte do nosso sistema de segurança social um esquema de apoio psicológico que as ajude a reencontrar-se, pois de nada servirá o apoio à criança perturbada, se o mesmo não se alargar à família e à comunidade na qual se encontra inserida.
Actualmente, O nosso sistema de Segurança Social tem vindo a apertar o cinto em relação aos apoios denominados externos, a que os nossos filhos têm direito, alegando que as escolas possuem os recursos técnicos necessários para suprir funções tradicionalmente desempenhadas por outras entidades. Isto não é inteiramente verdade e precisamos de estar atentos. Os professores de Ensino Especial não são psicólogos, nem terapeutas da fala, nem fisioterapeutas, nem pedopsiquiatras.
No interior de cada família geram-se laços de interdependência que levam a que, quando um dos seus elementos se vê afectado, todos os outros elementos se ressintam .
Desta forma, a presença de uma criança com problemas de comportamento interfere com toda a dinâmica familiar.
Os pais e a criança precisam de ajuda por parte da escola e dos profissionais. Têm direitos vários, incluindo equipamentos, adaptações várias, pessoal auxiliar, entre outros. Só através do acesso à informação e de uma intervenção concertada pode a criança deixar o seu percurso escolar socialmente e emocionalmente intacta.
Não aceite um "não" como resposta. Se lhe disserem que não vale a pena, exija, por escrito, uma justificação bem fundamentada, também datada e assinada.
Todas as crianças que frequentam apoios externos à escola devem ter os seus processos organizados para o efeito até ao final do ano lectivo. Só excepcionalmente serão aceites pedidos no início do próximo. Por favor, não se descuide! Em caso de dúvida...estamos por cá!

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